Na Semana Santa somos convidados a refletir mais profundamente sobre passagens fortes da vida de Jesus Cristo, se bem que, não há passagem da vida de Jesus que não seja forte e marcante. Mas na Semana Santa muitos são os momentos fortes que nos levam a refletir sobre nossas ações concretas de cristãos. Semana Santa não é feriadão onde alguns que se dizem cristãos nem sabem o porquê de tal celebração.
O Domingo de Ramos é o dia em que se relembra o momento em que Jesus entrou na cidade de Jerusalém aclamado como um grande Rei.
A Semana Santa, em todos os seus dias, trás fortes reflexões, mas é na Quinta-Feira Santa, que as celebrações se intensificam.
Na Quinta-Feira Santa celebra-se o dia em que Jesus nos deixou o Sacramento da Eucaristia e o Sacramento do Sacerdócio. "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus irmãos" (Jo 15,13). Jesus nos deixou esta lição ao nos dar sua eterna presença na Eucaristia. Na Quinta-Feira Santa ainda na celebração do lavapés Jesus disse: "Eu vos dei um exemplo para que façais o mesmo" (Jo 13,15). E o exemplo que ele deu foi o de lavar os pés dos seus discípulos, coisa esta que era reservada somente aos serviçais. Celebrar a instituição do Sacerdócio nesse dia é lembrar que ser Sacerdote é estar a serviço, e não é mera posição de status. Pelo menos não foi isso que Jesus pediu e ensinou.
Na Sexta-Feira Santa é o dia em que mais se vê manifestações e aglomerações de cristãos. "Todos" param para celebrar e refletir a Paixão e Morte de Jesus. É na Sexta-Feira Santa o dia em que tentaram, isso mesmo, tentaram, matar o grande projeto que Deus tem para todos nós.
Mas não podemos ficar somente na Sexta Feira Santa.
Precisamos celebrar o Sábado, dia em que, naquela longa liturgia fizemos uma grande
memória de toda a história da salvação.
E finalmente o Domingo da Páscoa. O grande dia da Ressurreição. Como diz São Paulo "se Cristo não ressuscitou, inútil é a nossa fé" (1Cor 13,14).
Mas, dê uma paradinha, você que está lendo esse texto, e veja: como ficam nossas Igrejas no Domingo de Ramos? Cheias!!
Na Quinta-Feira Santa? Bem cheias!!
Na Sexta-Feira Santa? Falta banco pra muita gente!!!
No Sábado de Aleluia? Lotadas!
E no Domingo da Ressurreição? O dia em que a Vida venceu a morte? As celebrações ficam com muito pouca participação, infelizmente.
Afinal, celebramos toda a Paixão e Morte de Jesus, e não celebramos o mais importante??? A sua ressurreição!! Então, aqui vai um convite e ao mesmo tempo um desafio: vamos celebrar sim a Semana Santa com muita devoção, mas não vamos ficar somente na Paixão, não vamos ser somente cristãos de Sexta-Feira Santa.
Vamos ressuscitar junto com o Cristo, afinal, nosso Deus é um Deus vivo, e não um Deus morto. Vamos participar da celebração do Domingo de Páscoa com a mesma dedicação com que participamos nos outros dias da Semana Santa.
Feliz Ressurreição a todos!!!
Agradecemos ao nosso amigo Fabrício por está bela reflexão.
Desejamos que todos aproveitem está semana para refletir um pouco sobre a vida, pois é na VIDA que vencemos a MORTE!!!
Realmente é uma semana intensa de orações e reflexões. Faça você também a sua reflexão de vida, é um momento bem propício.
ResponderExcluirFeliz páscoa a todos.
Abraços
É, a semana Santa nos faz parar para pensarmos, de que forma estou vivendo o plano de Deus? Realmente este comentario sobre a missa do domingo de pascoa, me fez perceber que tambem venho sendo uma cristã que celebra a paixão e morte e esquece de celebrar a ressureição. Nesta pascoa tenho o objetivo de mudar isto e ensinar o mesmos aos meus filhos. (Obs. Obrigado mano pelo toque).
ResponderExcluirFeliz Pascoa a todos.
Beijos - Diana
É isso aí meu amigo,não há controvércias. De que adianta celebrar toda a paixão se não ressucitarmos com Cristo no domingo e dar Glórias a Deus?
ResponderExcluirFeliz Ressurreição a todos.
Um abraço do DODI.